O TEMPO E O VENTO

O Tempo e o Vento

SINOPSE

O Tempo e o Vento é baseado na maior obra do escritor Érico Veríssimo. O filme conta a história da família Terra Cambará e de sua principal opositora, a família Amaral, durante cento e cinquenta anos, começando nas Missões até o final do século XIX. Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola.

Além de ser uma notável história épica, plena de heróis como Capitão Rodrigo e o índio castelhano Pedro Missioneiro, O Tempo e o Vento é uma profunda discussão sobre o significado da existência, da resistência humana diante das guerras. Por isso, para a adaptação cinematográfica, tomamos como estrutura, o olhar feminino da quase centenária Bibiana Terra Cambará. Em meio ao cerco do casarão de sua família pelos Amarais, ela se valerá de sua memória, sempre deflagrada em noites de vento, para lembrar e contar sua história e as de seus antepassados. E, assim, resistir ao tempo e protestar contra a morte.

Longa-metragem de Jayme Monjardim, o épico O Tempo e o Vento, livremente adaptado da obra O Continente, de Erico Verissimo. O filme é uma produção de Nexus Cinema, Panda Filmes e Globo Filmes, com distribuição da Downtown.

O Tempo e o Vento é baseado na maior obra do escritor Erico Verissimo. O filme conta a história da família Terra Cambará e de sua principal opositora, a família Amaral, durante 150 anos, começando nas Missões até o final do século XIX. Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola.

Além de ser uma notável história épica, plena de heróis como Capitão Rodrigo e o índio castelhano Pedro Missioneiro, O Tempo e o Vento é uma profunda discussão sobre o significado da existência, da resistência humana diante das guerras. Por isso, para a adaptação cinematográfica, tomamos como estrutura o olhar feminino da quase centenária Bibiana Terra Cambará. Em meio ao cerco do casarão de sua família pelos Amarais, ela se valerá de sua memória, sempre deflagrada em noites de vento, para lembrar e contar sua história e as de seus antepassados. E, assim, resistir ao tempo e protestar contra a morte.

A cidade cenográfica de Santa Fé
Em Bagé, no Parque do Gaúcho, foi construída a cidade de Santa Fé, com 17 edificações em uma área de 10 mil metros quadrados. Mais de 150 pessoas trabalharam para que a cidade descrita por Erico Verissimo em “O Continente” ganhasse vida. A cidade ficará de herança para o município de Bagé. As ilustrações ambientais são de autoria de Ricardo Teixeira.

Site oficial
www.otempoeoventoofilme.com

Poucos romances brasileiros têm um equilíbrio tão sábio entre personagens masculinos e femininos. A crítica percebeu que, para além das explosões épicas, da intensidade histórica, do fôlego narrativo e da visceral recriação de uma sociedade, a magia profunda deste romance reside na força telúrica dos seus personagens. Imortais no imaginário brasileiro. A galeria de personagens de O Tempo e o Vento é uma das mais bem sucedidas da literatura brasileira.

O livro tem vendido milhares de exemplares desde sua primeira edição, em 1949, e hoje, continua sendo conhecido por todos os jovens brasileiros, que ainda se emocionam e se surpreendem com personagens como Capitão Rodrigo, Ana Terra, Pedro Missioneiro, Licurgo e Bibiana, entre tantos. E assim, sempre foi um sonho de muitos diretores tentar adaptar inteiramente “O Continente” (o primeiro volume de O Tempo e o Vento) para cinema. É por isso que Jayme Monjardim, o diretor responsável pelo sucesso de Olga, sonha em realizar um grande filme épico e também de grande emoção, a partir da saga dos Terra Gambará. Um filme que arrebate as platéias com intensidades histórica e dramática, e que também seja estruturado, em termos de produção, com seriedade, como foi também Olga, produzido pela Nexus Cinema (Rita Buzzar).

O Tempo e o Vento é um romance de fundação, isto é, ambiciona – e consegue – criar um painel gigantesco de uma cultura, uma região e um país, dando-lhe uma identidade e um passado através de uma galeria de personagens que se tornaram mitológicos e passaram a conviver com o imaginário contemporâneo do brasileiro.

É certamente um grande desafio adaptar uma obra com tão grande renome e prestígio. Adaptar uma obra como essa consiste uma grande responsabilidade com os milhares de leitores, com os amantes da obra e com a própria literatura brasileira. Mas baseando-se nos trabalhos anteriores da produtora e do diretor, é possível perceber que há grande capacidade e vontade de adaptar o livro com maestria e competência. Em todas as mini-séries e novelas já dirigidas por Jayme Monjardim podemos observar sua experiência e facilidade em dirigir grande elenco, com extensa figuração e cenas imponentes pela vastidão e magnificência. Outra prova, é o filme Olga, seu primeiro filme para cinema, que levou um grande número de pessoas aos cinemas e se tornou um grande sucesso nacional, é a 6ª maior bilheteria do cinema brasileiro. Filme que foi também uma produção da Nexus, que consegue traduzir todo o projeto para uma produção sólida e bem sucedida, como também foi o filme Budapeste, gravado na Hungria e que teve uma produção primorosa.

O O Tempo e o Vento além de ser a adaptação de uma obra muito famosa e rica na história de seus personagens, faz ainda, um resgate histórico do Estado do Rio Grande do Sul, e do Brasil, provocando um direto reconhecimento do público com a sua própria história. Sem dúvida é um projeto para ser feito, para que quem não conhece a obra, passe a conhecer sua encantadora história e para que quem já conhece e adora, possa com o filme, ter sua imaginação materializada junto na tela do cinema.

Por último, é necessário falar da beleza do livro de Érico Veríssimo, dos lugares por onde sua narrativa caminha: os pampas, as coxilhas, os bosques do Sul. As atrações naturais que o filme trará aos seus espectadores.

bibianabibiana2bibiana3BIBIANA TERRA CAMBARÁ (Fernanda Montenegro/Marjorie Estiano/Janaina Kremer) – Na época do cerco ao Sobrado, tem quase noventa anos. É neta de Ana Terra, viúva do Capitão Rodrigo Cambará e matriarca da família. É a avó paterna de Licurgo, chefe do Sobrado. Está ficando cega, mistura tempos e nomes. É quase uma entidade, uma força feminina que faz pulsar o Sobrado. Nos tempos idos, moveu mundos e fundos para manter a família unida e vivendo no terreno onde sua avó, Ana Terra, construiu sua casa em Santa Fé. Passa os dias no seu quarto, balançando-se na cadeira de balanço e lembrando do passado. Bibiana atravessa o filme e é a narradora da história. Quando tinha 20 anos, era uma moça muito bonita, morena, de olhos garços, por quem o Capitão Rodrigo se apaixonou à primeira vista. Herdou da avó Ana Terra o gênio teimoso e uma certa aura de matriarca que se vai acentuando com o passar do tempo. Nesta idade, também foi cortejada pelo todo-poderoso Bento Amaral, mas se casou com o Capitão Rodrigo, com quem teve dois filhos: Ana, que morre na tenra infância, e Bolívar.
capitao_rodrigoCAPITÃO RODRIGO CAMBARÁ (Thiago Lacerda) – 35 anos. Um homem belo e corajoso, fanfarrão e bem-disposto. Gosta de tocar sua viola, de cantar e de jogar cartas. Lutou em muitas guerras, sempre com grande coragem. Chega a Santa Fé e teima em ficar por lá. Mulherengo incurável, mas apaixonado por Bibiana, por quem move mundos e fundos até levá-la ao altar. Vai ser inimigo jurado dos Amarais. Amigo de Bento Gonçalves, com quem lutou em outras campanhas, morre durante a Rev. Farroupilha assassinado por Bento Amaral.
ana_terraana_terra2ANA TERRA (Cleo Pires/Suzana Pires) – No início, é uma mocinha perdida no meio do pampa, solitária e sem esperanças. Quando Pedro Missioneiro aparece, no princípio, lhe tem desconfiança, mas logo se descobre apaixonada. Tem um filho dele, Pedro Terra. Ao longo da história, mostra sua fibra e sua coragem. Será a matriarca de uma longa linhagem, e é ela quem vai embora do pampa deserto para Santa Fé, cuja história ajuda a construir com seus descendentes.
pedromissioneiropedro_missioneiroPEDRO MISSIONEIRO (Martin Rodriguez/Matheus Costa) – Mestiço cuja mãe morre no seu parto. Nasce e cresce nas Missões sob os cuidados e ensinamentos de Alonzo. É talentoso, toca flauta e tem premonições. À época do fim das reduções jesuítas, atacadas por espanhóis e portugueses, Pedro (19 anos) foge para o pampa. Envolve-se com Ana Terra, em quem faz um filho. Morre assassinado pelos Terra, mas deixa sua semente.
pedro_terrapedro_terra_2PEDRO TERRA (Caca Amaral/Eduardo Correa) – Filho de Ana e Pedro Missioneiro. Nasce na estância dos Terra, depois que Maneco manda matar seu pai para vingar a honra da família. No segmento do filme, ele cresce em Santa Fé cuidado pela mãe, luta em várias guerras. Casa-se com Eulália, e é o pai de Bibiana e de Juvenal.
maneco_terraMANECO TERRA (Luiz Carlos Vaconcelos) – 45 anos. Pai de Ana Terra. Veio de São Paulo para o Continente do Rio Grande com o sonho de ter uma grande estância. Homem duro e rígido, quase cruel na observância dos seus princípios. Recebe o índio Pedro Missioneiro com desconfiança, mas deixa-o ficar na estância porque é quieto e trabalhador. Morre num ataque dos castelhanos à estância.
henriqueta_terraHENRIQUETA TERRA (Cyria Coentro) – 45 anos. Esposa de Maneco e mãe de Ana. Não gosta da solidão do Continente, mas se resignou com a vida difícil. Mulher silenciosa e trabalhadeira. Morre de doença, pouco depois de Ana ter seu filho.
juvenal_terrajuvenal_terra2JUVENAL TERRA (Cris Pereira/JN Canabarro) – 30 anos. O irmão de Bibiana, filho mais velho de Pedro. Homem quieto, trabalhador, que herdou o espírito dos Terra. Fica logo amigo do Capitão, quando esse chega em Santa Fé. Montam uma venda juntos, e Juvenal faz as carreteadas trazendo víveres do Rio Pardo. Casado com Maruca, tem um filho: Florêncio.
bolivar_cambaraBOLÍVAR CAMBARÁ (Igor Rickli) – 25 anos. O filho de Bibiana e do Capitão Rodrigo. Jovem bonito, corajoso, de temperamento mais angustiado do que o pai, de quem herdou a impetuosidade. Lutou numa guerra antes de casar-se com Luzia Silva. Tinha por melhor amigo o primo Florêncio, mas o casamento e a influência da esposa afastam-no dele. Tem uma morte violenta e trágica.
luzia_silvaLUZIA SILVA (Mayana Moura) – 19 anos. É a bela neta de Agnaldo Silva. Foi educada na Corte. Veio da cidade grande para viver no Sobrado. Casa-se com Bolívar e tem com ele um filho, Licurgo. Alimenta um estranho sentimento também pelo primo do marido, Florêncio Terra. É uma mulher de temperamento misterioso, dúbio. Gosta do sofrimento, da morte, de fazer os outros sofrerem. Detesta Bibiana, a sogra, com quem luta pelo poder do Sobrado e do pequeno Licurgo após a morte de Bolívar.
agnaldo_silvaAGNALDO SILVA (Carlos Cunha) – 65 anos. O avô de Luzia. Chegou em Santa Fé depois da Revolução Farroupilha, seu passado é incerto. Ganhou seu dinheiro de modos excusos. Emprestou uma soma para Pedro Terra, pai de Bibiana, e como esse teve azar nos negócios, confiscou-lhe a casa, construindo o Sobrado no terreno que fora dos Terra.
licurgoLICURGO CAMBARÁ (Marat Descartes) – Filho único de Bolívar e Luzia. Menino criado pela avó, amante das lides campeiras e do pampa. Tem 40 anos à época da Revolução Federalista, quando o Sobrado, com toda sua gente dentro, é sitiado pelos maragatos. Estanciero, casou-se com Alice Terra, com quem tem dois filhos, Rodrigo e Toríbio. Tem uma amante, Ismália Caré. Seguindo a tradição familiar, é inimigo de toda uma vida dos Amarais. Homem de personalidade forte. Era intendente de Santa Fé até o começo da Revolução. É republicano e comanda o pessoal do Sobrado.
florencio_terraflorencio_terra_2FLORÊNCIO TERRA (Rafael Cardoso/Danny Gris) – Na época do cerco ao Sobrado, ele tem 60 anos, é sobrinho de Bibiana. É pai de Alice, a prima com quem Licurgo casou. É pai também de Maria Valéria. Na juventude, lutou na Guerra do Paraguai, foi o melhor amigo de Bolívar antes que ele casasse com Luzia Silva. É um homem pobre, que não teve sorte na vida. Vive no Sobrado com a tia e o genro, um pouco a contragosto. Homem de caráter, silencioso e justo.
valeriaMARIA VALÉRIA TERRA (Vanessa Lóes) – Na época do cerco ao Sobrado, tem 27 anos. É filha mais velha de Florêncio. É solteira. Uma mulher seca, objetiva. No fundo, sempre foi apaixonada por Licurgo, marido da irmã. Desde que D. Bibiana começou a perder a noção da realidade, é ela quem coordena o Sobrado.
alice_terraALICE TERRA (Elisa Volpatto) – 25 anos. É esposa de Licurgo, irmã de Maria Valéria. Mulher bonita, mas de personalidade fraca. Obedece o marido sem pestanejar. É mãe de Toríbio e Rodrigo, e na época do cerco, está grávida de uma menina que vem a nascer morta. Passa o cerco todo na cama, doente por causa do parto sem assistência, sofrendo pela morte da filhinha.
fandangoFANDANGO (Miguel Ramos) – 80 anos. É peão do Angico, já bastante velho à época do cerco ao Sobrado, mas cheio de vitalidade e alegria. Foi como um pai para Licurgo, a quem ensinou todas as lides do campo.
coronel_ricardo_amaralCORONEL RICARDO AMARAL (José de Abreu)
coronel_ricardo_amaral_netoCORONEL RICARDO AMARAL NETO (Paulo Goulart) – 50 anos. Grande estancieiro e chefe político de Santa Fé. Lutou em muitas guerras. Homem duro. Foi contra a permanência do Capitão Rodrigo na vila. Durante a Revolução Farroupilha, vai morrer num duelo contra Rodrigo.
bento_amaralBENTO AMARAL (Leonardo Medeiros) – 35 anos. Filho de Ricardo Amaral Neto. Apaixonado por Bibiana. Luta em duelo com Rodrigo, que lhe desenha um R na cara. Traiçoeiro, desobedece as regras do duelo, acha-se dono do mundo. Vai odiar os Cambará pelo resto da vida.
padre_alonzoPADRE ALONZO (Cesar Troncoso) – 35 anos. É jesuíta espanhol dos Sete Povos. No passado, envolveu-se com uma mulher casada e quase matou o seu marido com um punhal. Vive nas Missões e cria o mestiço Pedro, a quem entrega o punhal que vai atravessar toda a história.
armindaARMINDA TERRA (Aurea Bapstista) – 20 anos. Mulher de Pedro Terra, mãe de Bibiana e Juvenal. Mulher calada e trabalhadeira.
padre_laraPADRE LARA (Zé Adão Barbosa) – 50 anos. O vigário asmático de Santa Fé. Um homem de bom coração. Toma-se de carinhos por Rodrigo Cambará, a quem tenta ajudar, apesar da má-vontade dos Amarais.
antonio_terraANTÔNIO TERRA (José henrique Ligabue)
capatazCAPATAZ (Jõao França)
maruca_terraMARUCA TERRA (Giselle Alvez)
nicolaupaulaNICOLAU E PAULA (Luis Franke e Fernanda Leite)
dentinho_de_ouroDENTINHO DE OURO (Roberto Bridelli)
josefaJOSEFA (Fernanda Moro)
marciano_bezerrraMARCIANO BEZERRA (Leonardo Machado)
curaCURA (Luiz Paulo Vasconcellos)
rodrigo_cambaraRODRIGO CAMBARÁ NETO (Kaic Crescente)

Em O Tempo e o Vento iremos repetir a experiência vitoriosa do “Olga”, na parceria que se renova com a Downtown Filmes e com a Globo Filmes:

Globo Filmes – Desde 1998, quando foi criada, produziu e co-produziu mais de 90 filmes, levando para as salas de exibição mais de 90 milhões de espectadores. Alguns de seus sucessos: Se Eu Fosse Você 1 e 2, 2 Filhos de Francisco, Carandiru, Chico Xavier, Cidade de Deus, Lisbela e o Prisioneiro, Cazuza – O Tempo Não Pára, Olga e Os Normais. Todos os esses filmes ultrapassaram a marca de 3 milhões de espectadores.

Downtown Filmes – Distribuidora independente, que dedica-se exclusivamente ao lançamento de filmes brasileiros. Faz parte de seu catálogo, títulos como: Estômago, Meu Nome Não é Johnny, Divã, Chico Xavier, Malu de Bicicleta e Lixo Extraordinário , documentário indicado ao Oscar 2011.

Produtora:

 nexus

 

Co-produtores:
globo_filmeslogo_pandacereja  riofilme  sao_rafael

Distribuição:
downtownparis_filmes

Co-distribuição:

riofilme

 

Produtores Associados:

cabana_mayaciario  gocil     JAMES LYNCH   g8

Patrocínio:
vivo   banrisul
souza_cruz  panvel       Ibravin   eletrobras latina

Apoiadores:

copa_rs      sony

azul                  ambev            3m          Peruzzo          cencerros

 

pelotas      candiota       bage

 

 

fsa_ancine

 

 

Trailer

GALERIA DE FOTOS

Mais fotos >

Assista ao Filme

Ouça a Trilha

FICHA TÉCNICA

ELENCO PRINCIPAL

Fernanda Montenegro – Bibiana Terra Cambará
Thiago Lacerda – Capitão Rodrigo Cambará
Marjorie Estiano – Bibiana Terra Cambará
Cléo Pires – Ana Terra
Suzana Pires – Ana Terra
Janaína Kremer – Bibiana Terra Cambará
Martin Rodriguez – Pedro Missioneiro
Vanessa Lóes – Maria Valéria
Rafael Cardoso – Florêncio
Igor Rickli – Bolívar Cambará
Mayana Moura – Luzia Silva
Cacá Amaral e Rafael Tombini – Pedro Terra
José de Abreu – Coronel Ricardo Amaral
Leonardo Medeiros – Bento Amaral
Paulo Goulart – Coronel Ricardo Amaral Neto
Leonardo Machado – Marciano Bezerra
Zé Adão Barbosa – Padre Lara
César Troncoso – Padre Alonzo
Cyria Coentro – Henriqueta Terra
Luiz Carlos Vasconcellos – Maneco Terra
José Henrique Ligabue – Antônio Terra
JN Canabarro e Cris Pereira – Juvenal Terra
Luiza Ollé e Áurea Baptista – Arminda Terra
Luis Franke – Nicolau
Fernanda Carvalho Leite – Paula

EQUIPE PRINCIPAL

1º ASSISTENTE ELÉTRICA Flávio Nascimento
1º ASSISTENTE ELÉTRICA Miguel de Paula
2ºASSISTENTE ELÉTRICA Rodrigo Pereira
2º ASSISTENTE ELÉTRICA Denis Manoel
AJUDANTE DE ELÉTRICA Walter Torres
GERADORISTA Kiko
MAQUINISTA Mineiro
1º ASSISTENTE DE MAQUINÁRIA Everton Juba
1º ASSISTENTE DE MAQUINÁRIA Thiago Augusto
2º ASSISTENTE DE MAQUINÁRIA Rodrigo Mourão Kiwi
2º ASSISTENTE DE MAQUINÁRIA Dhyoni Luiz Marcel
AJUDANTE DE MAQUINÁRIA Manoel Alegria Jr
TÉCNICO DE SOM Jorge Saldanha
1º MICROFONISTA Rômulo Drummond
2º MICROFONISTA Bito

COORDENADORA DE PRODUÇÃO Renata Artigas
COORDENADORA DE PRODUÇÃO Jéssica Luz

1º ASSISTENTE DE PRODUÇÃO Debora Soares
1º ASSISTENTE DE PRODUÇÃO Marília Garske
2º ASSISTENTE DE PRODUÇÃO Gustavo Morais
2º ASSISTENTE DE PRODUÇÃO Tiago Vaz

COORDENADORA DE HOTELARIA Magali Heinze
COORDENADOR DE TRANSPORTE Marcos Rohring
COORDENADOR DE TRANSPORTE Marcelo Martin Castellar

PRODUTOR DE FRENTE E EFEITOS ESPECIAIS Gerson Alemão
ASSISTENTE DE EFEITOS ESPECIAIS Guilherme Alcantara Brod
ASSISTENTE DE EFEITOS ESPECIAIS Renato
ASSISTENTE DE EFEITOS ESPECIAIS Diego
ASSISTENTE DE EFEITOS ESPECIAIS Carlão
ASSISTENTE DE EFEITOS ESPECIAIS Aucimar
ASSISTENTE DE EFEITOS ESPECIAIS Claudião
ASSISTENTE DE EFEITOS ESPECIAIS Natália

PRODUTOR DE FRENTE Daniel Lombardi
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO DE FRENTE Horelha

PLATÔ Perigoso
ASSISTENTE DE PLATÔ Nilsinho
ASSISTENTE DE PLATÔ Vandeci
AJUDANTE DE SET E FRENTE Gustavo Veiga de Jesus

ALIMENTAÇÃO DE SET Chico
MANUTENÇÃO Karime

PRODUTORA DE ARTE Jussara Xavier
ASSISTENTE PROD. ARTE Adriana Nascimento Borba
ASSISTENTE PROD. ARTE Angela Pralon
COORDENADOR DE ARTE Mauro Moreira
ASS DE COORDENAÇÃO DE ARTE Santana
ASS DE COORDENAÇÃO DE ARTE Eliane
ASS DE COORDENAÇÃO DE ARTE Raul
PRODUTORA DE OBJETOS – Clarissa Ramires
CONTRA-REGRA Malvino
ASS CONTRA-REGRA Valmir
ASS CONTRA-REGRA Fernanda Mansur
CENÓGRAFO Eduardo Antunes
CENÓGRAFO Gilson Santos
CENÓGRAFO Ana Paula Antunes
CENÓGRAFO Felipe Serran
PRODUTORA DE ARTE Raiza Antunes
ASSISTENTE DE CENOGRAFIA Adriana Alexander
ASSISTENTE DE CENOGRAFIA Paula Karam Osório
COORDENADOR DE ARMAS E AÇÃO Márcio de Bittencourt
COORDENADOR DE ARMAS E DIRETOR DE AÇÃO Sérgio Farjalla Junior
ASSISTENTE DE ARMAS Eugênio Carlos
FIGURINISTA Severo Luzardo
FIGURINISTA ASSISTENTE Coca Serpa
2ª ASSISTENTE DE FIGURINO Francine Mendes
1º CAMAREIRO Deivid Vieira
1º CAMAREIRA Juliana Barja
2º CAMAREIRO Luciano Maia
APOIO FIGURINO Kelly Pinheiro
APOIO FIGURINO Gabriela Lugris
APOIO FIGURINO Ana Paula Gularte

MAQUIADORA Marisa Amenta
ASSISTENTE DE MAQUIAGEM Sandro Valério
CABELEREIRO Emi Sato
CABELEREIRO ASSISTENTE Lilian Akimi
MAQUIADOR EFEITO Mario Campioli

ASSISTENTE DE MONTAGEM Luísa Breda
PRODUTOR DE SOM Alexandre Guerra
CINEGRAFISTA MAKING OF Albert Luiz Silva Moreira

PRODUTOR DE ANIMAIS Lisandro Amaral
PRODUTORA DE ANIMAIS Kika
TREINADOR Rodrigo Pinto

PRODUTORA DE FIGURAÇÃO Martha Hentschke
ASSIST. DE FIGURAÇÃO Berenice

ESTAGIÁRIA DIREÇÃO Lilika Mattos
ESTAGIÁRIO DIREÇÃO Pedro Wainer
ESTAGIÁRIO Emerson Klaus
ESTAGIÁRIA DE PRODUÇÃO Bruna Ayres
ESTAGIÁRIA DE PRODUÇÃO Josie
ESTAGIÁRIO DE PRODUÇÃO Murilo
ESTAGIÁRIO PLATÔ Brow
ESTAGIÁRIO DE ARTE Marcio Mor
ESTAGIÁRIA DE ELENCO Yaçana
ESTAGIÁRIO FINANCEIRO Camila Barbachã
ASSESSORA DE IMPRENSA Milena Fischer