DUETTO

O Tempo e o Vento

SYNOPSIS

DUETTO takes place in Italy, in the coastal town of San Remo, during the Italian Song Festival of 1967. It tells the story of an imaginary and human encounter between Gabriel, a 13-year-old Brazilian boy, and the famous and controversial Italian singer-songwriter Luigi Tenco, hours before his death.

But the story begins in São Paulo. After a tragic car accident that kills his father, Gabriel and his mother Isabel travel with his 65-year-old paternal grandmother Lucia to her hometown, San Remo, known for its music festival. It is the 1960s and Italy is in the process of remaking itself after the war and exporting its romantic music to the world.

Lúcia goes to visit her sister Sofia, 60, to decide if they are going to sell the old family farm in San Remo, where they were both raised until they married. They haven’t seen one another for forty years.

Sofia, in San Remo, is a well-known chef at a traditional restaurant named after her husband Gino. He runs the place and their two sons, Francesco, 40, and Carlo, 27, tend the tables. During the festival it is popular among the competing singer-songwriters. But Francesco and Carlo always disagree about one thing: Francesco loves the Festival and the songs that it presents, while Carlo likes the protest music of Luigi Tenco, who was the first to voice Italian “anger”.

Lucia, Isabel and Gabriel arrive in the town in the middle of the hustle and bustle of the festival, and at the restaurant Gabriel meets the main singers in the competition, among whom Luigi Tenco. Gabriel is drawn to Tenco, because he reminds him of his father, who was also named Luigi. The singer invites him to his performance.

The theatre is full. Luigi Tenco and Dalida introduce themselves as “Ciao amore, ciao”. To Gabriel’s surprise, he is booed and receives little applause. He leaves the stage, very upset. At the end of the day’s performances, in which eleven songs classify for the main prize, Tenco’s song is not chosen. There is a feeling of great unease among the participants and Tenco leaves the theatre alone.

Gabriel goes home, where Isabel is waiting for him. Upset about Tenco’s lack of success, Gabriel has an argument with his mother and blames her for his father’s death. He had the accident after leaving the house irritated about a fight he’d had with Isabel. This revelation provokes a thorny argument between Isabel and Lúcia, which makes Gabriel run away.

Luigi Tenco, compositor e cantor genovês, se sentia incompreendido. Foi o primeiro a fazer canções deprotesto na Itália e era o antagonista de uma certa canção popular italiana, facilmente aceita e difundida pela indústria fonográfica dos anos 60.

Muitos dizem que ele não deveria ter aceito participar do festival de San Remo, conhecido e renomado no mundo todo, porque simplesmente sua música era contrário a esse festival, que claramente prestigiava a indústria.

Na noite de sua apresentação e posterior exclusão, Luigi Tenco foi encontrado por sua parceira, a cantora Dalida, morto com uma bala na cabeça no quarto do hotel Savoy, onde estava hospedado em San Remo. Depois de uma primeira investigação, foi concluído que ele teria se suicidado, por causa da não classificação de sua música para afinal do festival.

Por décadas, suscitando interesse dos italianos e dos amantes da música, o caso, envolto numa grande áurea de mistério e conspiração, foi reaberto em 2005. Depois de novas investigações, foi mais uma vez concluído que Tenco havia se suicidado. Mas até hoje pairam dúvidas e questões não resolvidas que indicam que Tenco poderia ter sido morto. Até hoje a arma que efetuou o disparo jamais foi encontrada. E assim, a verdade, a cena real que ocorreu após Tenco ter saído do teatro e, que determinou sua morte, nunca será conhecida inteiramente.

O encontro da realidade envolta em mistério com a ficção em DUETTO traz uma forte expectativa de público nas salas de cinema tanto na Itália como no Brasil, uma vez que essa ponte se dará através de uma personagem brasileira, Cora, um jovem de 16 anos. Além do mais, há o encanto e a curiosidade muito grandes das novas gerações em relação aos anos 60, suas questões culturais, seus personagens. E apesar de criticado, o festival de San Remo, em 1967, tinha todo o charme dessa época, impulsionava a carreira de muitos artistas e até hoje é conhecido nomundo inteiro.

DUETTO se passa na Itália, mais precisamente na cidade litorânea de San Remo, durante o Festival da Canção Italiana, de 1967. E conta a história de um encontro imaginário e humano de Gabriel, um menino brasileiro de 13 anos, com o famoso e controvertido cantor e compositor italiano Luigi Tenco, horas antes de sua morte.

Mas a história de DUETTO começa em São Paulo, após um trágico acidente de carro, onde seu pai morre. Gabriel viaja com a mãe Isabel e a avó Lucia, 65 anos, mãe de seu pai, para a cidade natal dela, San Remo. Uma cidade conhecida pelo festival de música, em plena Itália dos anos 60, que se refazia do passado da guerra e exportava sua música romântica para o mundo todo.

Lúcia vai visitar sua irmã Sofia, 60 anos, para decidirem sobre a venda do antigo sítio da família em San Remo, onde as duas foram criadas até se casarem. Há quarenta anos que as duas não se vêem.

Sofia, em San Remo, é a conhecida cozinheira de um restaurante tradicional que tem o nome de seu marido, “Gino”. Ele administra o lugar e os dois filhos, Francesco, 40 anos, e Carlo, de 27 anos, fazem o atendimento. O lugar durante o festival é muito frequentado pelos artistas das canções em competição. Mas os filhos têm uma eterna discórdia: Francesco adora o Festival e as músicas que ele representa, enquanto Carlo gosta das músicas de protesto de Luigi Tenco, que foi o primeiro a dar voz à “raiva” dos italianos.

Lucia, Isabel e Gabriel chegam na cidade em plena agitação do festival, e o menino conhece no restaurante os principais cantores em competição, entre eles, Luigi Tenco. Gabriel tem uma especial simpatia por Tenco, porque ele lembra seu pai, que também se chamava Luigi. O cantor o convida para sua apresentação.

A platéia no teatro está cheia. Luigi Tenco e Dalida se apresentam com “Ciao amore, ciao”. Para surpresa de Gabriel, ele é vaiado e recebe poucos aplausos. Ele sai do palco, muito perturbado. Ao final do dia de apresentações, onde dez canções são classificadas para a grande premiação, a música de Tenco não é selecionada. Há um grande mal estar entre os participantes e Tenco deixa o teatro, sozinho.

Gabriel volta para a casa, onde Isabel o espera. Abalado por causa do insucesso de Tenco, Gabriel discute com a mãe e a acusa da morte do pai. Ele sofreu o acidente de carro após sair, irritado, por causa de uma briga com Isabel. Essa revelação provoca uma discussão áspera entre Isabel e Lúcia, que faz Gabriel fugir da casa.

Gabriel vai até o Hotel Savoy atrás de Tenco e o vê saindo em direção à praia. Vai ao seu encontro e as angústias de ambos se transformam em uma conversa afetiva, onde Gabriel conta da morte do pai e Tenco lhe fala sobre as dificuldades do mundo adulto, sobre a impotência das palavras e dos sonhos diante das mentiras e concessões.

Mas no final do encontro, Tenco propõe um “duetto” a Gabriel, dizendo que se ele repetisse as frases em italiano, talvez ambos se aliviassem de suas dores e acreditassem novamente na força das palavras, na vida e no amor que elas teimam em manter e entender. Os dois cantam juntos.

Tenco, então, pede para que o menino volte para sua mãe Isabel. Gabriel finge ir embora, mas ainda segue Tenco. Descobre que ele se encontra com um homem e os observa entrando em um carro, estacionado na avenida beira-mar.

o voltar para casa, Gabriel encontra a mãe e a avó preocupadas. Mas ele nada diz. Vai para seu quarto e dorme. Quando acorda de manhã, recebe a notícia da morte de Luigi Tenco.

Ainda perplexo, Gabriel vai novamente até o Savoy. Consegue furar a movimentação de artistas, jornalistas e policiais, e sobe até o quarto, onde vê o corpo de Tenco sendo retirado. Entre alguns curiosos, Gabriel reconhece o homem com quem Tenco encontrou na praia.

Submerso no emaranhado de vidas adultas, seus problemas e aflições, Gabriel tenta investigar a morte de Tenco, pois não acredita na versão do suicídio e busca encontrar um culpado plausível diante da insuportável fragilidade da vida e da brutalidade dos acontecimentos. Da mesma forma que culpa sua mãe pela morte do pai, agora também precisa encontrar um culpado lógico e concreto para a morte de Tenco. Mas, a partir dessa busca, ele não descobrirá a verdade sobre a morte do cantor, até hoje um grande mistério, mas acabará encontrando a verdade sobre a morte do pai e finalmente o perdão a sua mãe.

DUETTO tem os elementos estruturais de um trailler em meio ao cenário importante e belo da cultura italiana dos anos 60, mas é fundamentalmente um filme que retrata o comovente caminho de um menino em direção ao seu amadurecimento e à vida adulta.

CREDITS

Production: RITA BUZZAR
Sreenplay: RITA BUZZAR e JOÃO SEGALL