VERA

Vera

SINOPSE

VERA é um filme de ficção que conta a luta de uma menina para encontrar seu lugar num mundo cada vez mais complexo e hostil.

Órfã, ela passa a adolescência internada em uma instituição para menores. Limitada a um meio ambiente que cerceia a expressão e o crescimento afetivo, e sendo dona de uma sensibilidade extremamente aguçada, começa a assumir uma personalidade masculinizada e a se impor às outras meninas.

Quando completa 18 anos, deixa o orfanato e conhece um professor, interpretado por Raul Cortez. Por influência dele, obtém um emprego em um moderno centro de pesquisa, onde conhece Clara, uma jovem solteira por opção e mãe de um filho de quatro anos.

As duas ficam amigas e, pouco a pouco, este relacionamento vai tornando-se mais íntimo. Vera começa a radicalizar seu comportamento, tentando convencer a Clara e a si mesma de que é homem, vestindo-se e atuando como tal.

No entanto, ao contrário do que ocorrera no internato, Vera não consegue se impor nem à amiga, nem aos demais colegas de trabalho e logo os conflitos começam a se precipitar.

Acuada e solitária, ela se vê cara a cara com seu dilema: uma personalidade masculina em um corpo de mulher.

1987 Urso de Prata de melhor atriz para Ana Beatriz Nogueira, no Festival Internacional de Berlin.

1987 Melhor Filme no Festival Internacional de Uppsala

1987 Melhor Atriz para Ana Beatriz Nogueira, Prêmio de Juri Popular do Festival Internacional de Nantes. Menção Especial do Festival Internacional de Nantes.

1986 Prêmio de melhor atriz, melhor trilha sonora e melhor som no Festival Brasileiro de Brasília.

1986 Prêmio de melhor filme no Festival Internacional do Rio de Janeiro.

Este filme foi também apresentado, como convidado, fora da competição, nos Festivais Internacionais de Locarno, Munique, São Francisco, Washington e Huelva.

Cenas

GALERIA DE FOTOS

FICHA TÉCNICA

EQUIPE PRINCIPAL

Escrito e dirigido por SÉRGIO TOLEDO

PRODUÇÃO Nexus Cinema e Vídeo
PRODUTOR EXECUTIVO Cláudio Kahns
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO René Silber
FOTOGRAFIA Rodolfo Sanchez
MONTAGEM Tércio G. da Mota
CENOGRAFIA Naum Alves De Souza E Simone Raskin
SOM Karin Stuckenschmidt
MÚSICA Arrigo Barnabé
DISTRIBUIDORA Embrafilme

INFORMAÇÕES

1986
Duração: 92 min.
35mm / Colorido
2526 metes / Reels: 5